terça-feira, 10 de março de 2009

RunMe 0.9.2


Idioma: Inglês
Tamanho: 1,68 MB
Tipo de Arquivo: Arquivo Compactado (ZIP)
Licença: Freeware (Gratuito)
Criador: Sobol Konstantin
Sistema Operacional: Windows XP/Vista
Descrição: O RunMe é um utilitário que serve para incrementar a área de trabalho (desktop) do Windows. Trata-se de uma ferramenta gratuita que permite a criação de um menu personalizado que pode até substituir o menu Iniciar clássico do sistema operacional da Microsoft.

O visual chama a atenção pela beleza e pelos efeitos de animação.

É possível configurar tudo: temas (skins), efeitos, grupos e atalhos. Logo de início vale a pena destacar que o visual dos temas e os efeitos disponíveis são muito bonitos, ou seja, além de praticidade, a área de trabalho ganha novos — e belos — efeitos visuais.

Como funciona (instalação e utilização)

Não é necessário instalar o RunMe. O usuário deve apenas descompactar o arquivo baixado em qualquer pasta do computador e, em seguida, clicar duas vezes no executável "RunMe.exe".

É fácil de configurar!

Assim, o menu do programa vai aparecer na forma de uma pequena aba na lateral esquerda da área de trabalho: basta passar o mouse em cima para que seja exibida a interface completa.

Configuração

De início, o RunMe consiste apenas em 3 itens (atalhos): Meu Computador, Meus Documentos e Lixeira. Para acrescentar/remover atalhos e grupos, configurar efeitos, temas e visual, o usuário deve clicar com o botão direito do mouse sobre qualquer um dos itens do menu e selecionar a opção desejada. A seguir, uma breve explicação acerca das principais opções de configuração:

 

  • New Item: adiciona um novo atalho, a partir do qual será executado um programa/serviço;
  • New Group: adiciona um novo grupo, no qual podem ser incluídos atalhos e/ou outros grupos;
  • Delete: remove o grupo/atalho selecionado;
  • Properties: configura opções do item selecionado (grupo/atalho);
  • Settings: abre a janela de configuração do RunMe (confira o próximo tópico);

 Os itens são inseridos e removidos de acordo com as preferências do usuário.

Temas e efeitos visuais

A janela Settings serve para configurar os efeitos visuais assim como diversos outros parâmetros que definem o comportamento da ferramenta. Ela está dividida em 5 abas: "Appearance", "Position", "Effects", "Indexing" e "Other".

Appearance

É nesta aba que o usuário seleciona o tema. São diversas opções de visual, portanto recomenda-se experimentar vários até encontrar um que agrade mais. É só selecionar o tema desejado e clicar em "Apply" e depois "OK" para conferir o resultado.

Position

Na aba "Position" é possível selecionar onde o menu do RunMe ficará disposto. Ou seja, onde — na tela — será possível visualizar a aba da aplicação.



Effects

São diversas opções de efeitos disponíveis, como zoom, efeitos de luz e até de transparência. Como de costume, recomenda-se experimentar diversas combinações diferentes até obter resultados satisfatórios.

Other

Na aba "Other" ("Outros", em português), a funcionalidade mais interessante é a última da lista. Marcando a opção "Load program at Windows startup" o RunMe será executado automaticamente toda vez que o usuário ligar o computador.



Download | Alternativo (em breve)

Nenhum comentário: